Arena de desenvolvimento urbano

A arena de Desenvolvimento Urbano foi lançada em novembro de 2012, quando iniciamos a discussão do conceito de Cidades Inteligentes e conexão entre atores suecos e brasileiros.

A Arena ganhou força em novembro de 2013 com a realização do 2o Workshop sobre Cidades Atrativas, que discutiu os desafios das cidades com relação à: eficiência energética, gestão de tráfego e mobilidade urbana. Tivemos a participação de diversos panelistas relevantes e também contamos com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Município de Curitiba, Universidades brasileiras, o Royal Institute of Technology (KTH) da Suécia e o CISB, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na cidade de  Curitiba e intensificar a cooperação entre parceiros do Brasil e da Suécia.

Transporte público com baixa emissão de dióxido de carbono (CO2), construções sustentáveis, gestão de resíduos, redução de subsídios a combustíveis fósseis (gasolina, diesel, carvão, entre outros) e estímulo ao desenvolvimento de tecnologias limpas são alguns dos fatores que compõem a construção de Cidades Inteligentes, e os benefícios desses fatores, além de impactar diretamente a qualidade de vida da população, geram economia de custos.  Nesse cenário, um consórcio de interessados suecos e brasileiros está promovendo a inovação do sistema, combinando a tecnologia da informação com redes inteligentes para desenvolver eletro-mobilidade, serviços de energia eficiente e transporte de baixa emissão de carbono voltado para o desenvolvimento urbano sustentável e criação de oportunidades de repensar o desenvolvimento das cidades. A colaboração entre os dois países visa firmar o compromisso bilateral de desenvolvimento da inovação para a sustentabilidade. 

Conheça alguns dos workshops já realizados no Encontro Anual do CISB sobre a arena:

- Attractive Cities Workshop 2012
- Attractive Cities Workshop 2013
- Cyber Security Workshop 2014
- Summit SMART Project 2015
- Project Meeting Smart cities concepts in Curitiba 2015

Atualmente a Arena de Desenvolvimento Urbano é formada por muitos parceiros e alguns projetos. Para conhecê-los, clique aqui e nos envie uma mensagem.