Parceria entre CNPq e CISB

O CISB possui um acordo de parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) assinado em 2012. Por meio deste acordo, seu membro Saab AB ofereceu bolsas de estudo de pós-graduação dentro do âmbito do programa Ciência sem Fronteiras. Desde 2012 foram lançados 4 editais conjuntos entre CISB, CNPq e Saab AB, tendo recebido mais de 350 aplicações de projetos.

Por meio desta parceria, 34 bolsas de estudo na Suécia já foram concedidas, sendo 21 de pós-doutorado e 13 de doutorado sanduíche, a pesquisadores brasileiros, provenientes de 17 universidades e abrangendo 5 regiões do Brasil. Na Suécia, são 8 universidades e institutos de pesquisa, que receberam os pesquisadores visitantes.

Os pesquisadores brasileiros contemplados, além de terem a chance de desenvolver seus projetos em universidades de excelência na Suécia, ainda puderam participar de projetos de pesquisa conjunto com a Saab AB, adquirindo experiência internacional e na relação universidade-indústria, uma das características que garante o sucesso do sistema de inovação sueco.

Ao retornar ao Brasil, os pesquisadores podem ser considerados “embaixadores” da colaboração com a Suécia. Além de um expressivo resultado acadêmico, com um total de 71 publicações científicas em parceria com os suecos, os pesquisadores continuam sua colaboração através de iniciativas como os programas STINT-CAPES, Professor Visitante Especial CNPq, parceria entre laboratórios de pesquisa dos dois países, apoio no desenvolvimento de acordos de cooperação entre as universidades, entre outros. Dentre os 34 pesquisadores contemplados, 18 deram continuidade aos seus projetos de pesquisa inicialmente aprovados com atividades nos dois países.

Saiba mais sobre os resultados da parceria e continuidade dos projetos, por meio do artigo abaixo.

» Artigo "Abrindo as fronteiras do conhecimento".

Para mais informações sobre a parceria, nos envie uma mensagem: contact@cisb.org.br