Programa de intercâmbio

Um programa de intercâmbio é uma oportunidade única de troca de conhecimento e experiência entre pessoas do Brasil e da Suécia. O CISB é um grande facilitador, promotor e articulador desses programas por meio de seus membros e parceiros que geram oportunidade única para a mobilidade de estudantes e pesquisadores brasileiros. 

Algumas atividades para promover estes programas são:

Roadshow de universidades suecas pelo Brasil

O CISB organiza anualmente a visita de universidades suecas em universidades brasileiras para apresentar os cursos de mestrado e o Programa Ciência sem Fronteiras na Suécia aos estudantes brasileiros.

Desafio Brasil-Suécia

Plataforma online onde há lançamentos de desafios e um intenso marketing por meio de mídia social voltada para estudantes de graduação de universidades brasileiras. Essa iniciativa é desenvolvida em parceria com membros do CISB para promover a Suécia aos estudantes brasileiros.

Ciências sem fronteiras: parceria entre CNPq e CISB

O CISB possui um acordo de parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) assinado em 2012. Por meio deste acordo, seu membro Saab AB ofereceu 100 bolsas de estudo de pós-graduação dentro do âmbito do programa Ciências sem Fronteiras. Desde 2012 foram lançados diversos editais conjuntos entre CISB, CNPq e Saab AB.

34 bolsas de estudo na Suécia já foram concedidas a pesquisadores provenientes de 16 universidades de diferentes regiões do Brasil.

Os pesquisadores brasileiros contemplados, além de terem a chance de desenvolver seus projetos em universidades de excelência na Suécia, ainda podem realizar estágios ou participar de projetos de pesquisa na Saab AB, adquirindo experiência na relação universidade-indústria, uma das características que garante o sucesso do sistema de inovação sueco.

Para obter mais informações, clique aqui e nos envie uma mensagem.