Numa parceria entre o CISB e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), quatro startups brasileiras foram selecionadas para ir a Suécia e apresentar suas tecnologias e novos modelos de negócio para grandes empresas suecas e brasileiras na iniciativa intitulada Corporate Venture Brasil-Suécia.
“Nossa principal intenção ao nos inscrevermos para o programa do CISB era apresentar a Ubivis para grandes empresas suecas, pensando numa internacionalização a partir da Europa”, comenta Paulo Souza, CEO da startup Ubivis. Não só a Ubivis, mas as demais startups viveram experiências de alto valor agregado.
Entre 7 e 11 de outubro, durante a II Semana de Inovação Brasil-Suécia, representantes das empresas Ubivis, MSD Sistemas, MediaGlass e Green Energy Ventures realizaram visitas e reuniões com empresas como Saab AB, ABB e VALE.
Flávio França, CEO da MediaGlass, comenta que, em sua visão o ponto alto da missão foi a visita à sede da Saab AB em Linköping. “Não apenas pela visita em si, mas porque tivemos a oportunidade de nos apresentar, fazer nosso pitch e assim, a possibilidade de fazer negócios com essa grande empresa sueca se tornou real”, explica.
Daniel Damasceno, diretor da MSD, concorda que durante a visita houve a possibilidade efetiva de fazer negócios e conta que em um dos encontros foi possível entender exatamente as necessidades das empresas suecas e assim, “pudemos oferecer alternativas para realizar uma prova de conceito”. Nesse sentido, a cooperação entre Brasil e Suécia a partir do programa possibilita soluções reais aos desafios tecnológicos das organizações e o surgimento de novas parcerias e negócios.
Para Flavio Ortigão, CTO da Green Energy Ventures, o CISB transformou o rumo da empresa ao proporcionar a conexão com empresas e contatos de alto nível. “Não consigo pensar em um programa que seja à altura desse. A Suécia é um dos principais países no que se refere a inovação e provavelmente o mais acessível de todo o mundo. É uma oportunidade imperdível”.
Dentre os planos do CISB para o próximo ano está a ampliação da conexão com startups no Brasil e na Suécia. O objetivo é de dar continuidade à iniciativa que angariou boas soluções e ideias para as indústrias dos dois países.