CISB

Aeronáutica

Aeronáutica é uma área tecnológica estratégica tanto para o Brasil quanto para a Suécia. O Brasil é um dos quatro mais importantes produtores de aeronaves civis do mundo e, a Suécia, apesar de pequena, é muito bem sucedida como produtora de aeronaves militares, e também como fornecedora de conjuntos e ou sistemas para as aeronaves civis. Por usar uma série de tecnologias avançadas, com constantes spill-over que se estendem muito além de suas fronteiras, chegando até a indústria automobilística, de comunicação, etc., essa área representa um elemento muito importante na perspectiva da inovação.

Além disso, a colaboração industrial entre os dois países é fundamental também no âmbito da pesquisa acadêmica aplicada às necessidades do setor.

Energia Sustentável

Conseguir um futuro sustentável energeticamente é um dos grandes desafios do século XXI, fato que foi reconhecido pelo Protocolo de Kyoto em 1997.

É sabido que se os padrões atuais de recursos e consumo energéticos não mudarem, estaremos comprometendo o bem-estar da humanidade em médio e longo prazo.

Para reverter essa alarmante realidade, a energia sustentável oferece a possibilidade de atender às demandas do desenvolvimento humano, em suas dimensões social, econômica e ambiental, mas sendo gerada e fornecida de modo a não comprometer as necessidades das futuras gerações.

Transporte e Logística

Todo ser humano precisa se deslocar para atender às suas mais variadas necessidades: trabalho, lazer, educação, saúde, compras, etc. E as formas como esse transporte se realiza depende de fatores como idade, renda, grau de escolaridade, entre outros.

De acordo com o Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes".

Desenvolvimento Urbano

O progresso da humanidade nos tornou cada vez mais urbanos e o êxodo das áreas rurais fez do século XXI o “século das cidades”.

Conforme as cidades foram crescendo e seu número de habitantes aumentando, foram também somando problemas de gestão e de custos com a manutenção de serviços e infraestrutura. No entanto, todos esses desafios podem ser vistos como oportunidades únicas para o que chamamos de “smart cities”.

Há uma demanda para que as smart cities sejam lugares envolventes, criativos, inclusivos e, principalmente, colaborativos, resultando em uma inteligência coletiva que deve ter a participação de toda a sociedade.

Para que nossas cidades caminhem nessa direção, precisamos de aplicação massiva de tecnologia por meio de inovação e da aplicação de novos modelos de atuação.

Uma das principais defesas do conceito de smart cities e suas políticas é o crescimento econômico e a geração de empregos e inovação que elas proporcionam. Dessa forma, é importante considerar.