
Em abril de 2025, o Programa de Cátedras em Aeronáutica no Brasil, inaugurada em 2015, celebrou seu 10º aniversário. Desde então, tem viabilizado a vinda regular de quatro professores de destaque e com perfil empreendedor, oriundos de renomadas universidades da Suécia: Petter Krus, da Linköping University; Ragnar Larsson e Tomas Grönstedt, da Chalmers University of Technology; e Dan Henningson, do Royal Institute of Technology (KTH). Inicialmente, o programa teve o ITA como contraparte e ponto focal.
O Professor Ragnar Larsson afirma que sua principal expectativa ao assumir a Cátedra, no âmbito do Programa de Professores Suecos em Aeronáutica, era “desenvolver pesquisas relacionadas à mecânica de materiais compósitos”, objetivo que, segundo ele, foi alcançado. Ele compartilha também que queria conhecer um pouco da cultura brasileira e ampliar sua rede de contatos com o ITA e a UFABC. O Professor Tomas Grönstedt, por sua vez, afirma que já conhecia a forte tradição aeroespacial do Brasil e viu nisso uma oportunidade de “fazer as coisas acontecerem”.
Quando questionado sobre os principais resultados desde que assumiu a Cátedra, Tomas Grönstedt mencionou a ampliação da capacidade, habilidade e conhecimento de um grande número de pessoas. “Hoje temos engenheiros brasileiros trabalhando na indústria aeroespacial sueca, e brasileiros que passaram anos na Suécia agora atuam na comunidade aeroespacial brasileira”, afirma.
O Professor Petter Krus também considera esse um excelente resultado: “A Cátedra contribuiu significativamente para a expansão e consolidação das colaborações em pesquisa, especialmente para o meu grupo na Linköping University”. Ele destaca, como resultado tangível, as inúmeras participações em workshops e conferências, como sua coorganização no Workshop on Innovative Engineering for Fluid Power (WIEFP) desde 2012, em colaboração com o Professor Victor De Negri.
“Desde o início da minha atuação como professor visitante, um total de 10 Pesquisadores Principais (PIs) seniores do Brasil e da Suécia estiveram envolvidos, juntamente com 20 estudantes de pós-doutorado e pós-graduação”, afirma Professor Dan Henningson. Ele relata alguns efeitos colaterais positivos dessa colaboração, como o Workshop sobre Inteligência Artificial em Ciências da Vida, realizado na USP em 2023 em conjunto com o Karolinska Institutet (KI); uma conferência internacional realizada em Paraty, em 2018, focada em aerodinâmica e transição para o regime turbulento, além da intensificação da colaboração com pesquisadores da TU Berlin, da Universidade de Poitiers e da DTU (Universidade Técnica da Dinamarca). Como resultado de sua participação, Ragnar Larsson destaca a oportunidade de receber um bolsista do CISB (o mestrando Matheus Mendes) por um ano na Divisão de Materiais e Mecânica Computacional da Chalmers. “Estamos agora dando continuidade ao trabalho com várias novas ideias relacionadas à modelagem e experimentos com nanocompósitos poliméricos”, completa.
Para os próximos três anos, Tomas espera haver uma grande colaboração com o novo pesquisador de pós-doutorado do ITA, Daniel da Silva Tonon, e com Emil Ellenius, recém-lançado doutorando, no programa NFFP. As expectativas de Petter Krus, da mesma forma, são de aprofundar e diversificar as colaborações no Brasil, com interesse particular na aplicação de inteligência artificial no projeto de engenharia.