CISB

A Arena de Desenvolvimento Urbano foi lançada em novembro de 2012, durante o 2º encontro anual do CISB, como parte das discussões do Attractive Cities Workshop, que iniciou conexões entre diferentes partes interessadas do Brasil e da Suécia.

Em novembro de 2013, o 2nd Attractive Cities Workshop deu força à arena, possibilitando uma discussão mais direcionada sobre os desafios das cidades com relação à eficiência energética, gestão de tráfego e mobilidade urbana. O evento contou com a participação de especialistas da área e com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Município de Curitiba, Universidades brasileiras, o Royal Institute of Technology (KTH) da Suécia e o CISB, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na cidade de Curitiba e intensificar a cooperação entre parceiros do Brasil e da Suécia. Este Memorando foi renovado em maio de 2022, tendo sido incluindo a Chalmers University of Technology.

A construção de Cidades Sustentáveis é composta por uma série de fatores como transporte público com baixa emissão de dióxido de carbono (CO2), construções sustentáveis, gestão de resíduos, redução de subsídios a combustíveis fósseis (gasolina, diesel, entre outros), digitalização e estímulo ao desenvolvimento de tecnologias limpas. Quando alinhados, esses fatores geram muitos benefícios que impactam diretamente a qualidade de vida da população e geram economia de gastos.

Diante deste cenário, um consórcio de partes interessadas suecas e brasileiras tem promovido a inovação do sistema, combinando a tecnologia da informação com redes inteligentes para desenvolver eletro-mobilidade, serviços de energia eficiente e transporte de baixa emissão de carbono voltado para o desenvolvimento urbano sustentável e criação de oportunidades de repensar o desenvolvimento das cidades.

Conheça o projeto em destaque da Arena:

Smart city concepts in Curitiba: Low-carbon transport and mobility in a digital society.

Iniciado em 2013, o projeto formou um consórcio de universidades e empresas suecas e brasileiras que vem desenvolvendo estudos e atividades de demonstração na cidade brasileira de Curitiba, a fim de promover a mobilidade urbana sustentável por meio da combinação de tecnologias da informação e redes inteligentes.

O projeto encontra-se na terceira fase e os parceiros envolvidos são a Prefeitura de Curitiba, Chalmers University of Technology, Royal Institute of Technology (KTH), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Hexagon, Sweco, Vinnova, FINEP e o CISB.

Cooperação Brasil Suécia

Em 2016, Suécia e Brasil inauguraram o Steering Group of Innovation (SGI) entre os Ministérios de Empresa e Inovação da Suécia (MEI) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil, com o objetivo de criar condições favoráveis para a implementação de parcerias estratégicas, sendo que Cidades Inteligentes é uma das áreas foco.

Saiba mais sobre as ações conjuntas na área de Cidades Inteligentes: https://www.sbii.org.

Para mais informações sobre a arena, nos envie uma mensagem.