Iniciada em julho pelo CISB, a Iniciativa Corporate Venture Brasil-Suécia já trouxe resultados para a colaboração entre os dois países. Com o objetivo de conectar startups à grandes empresas, o programa ocorreu em dois diferentes sentidos: empresas brasileiras indo à Suécia a fim de encontrar startups suecas; e organizações suecas procurando por startups de base tecnológica no Brasil.
Do lado brasileiro, a iniciativa contou com a participação da mineradora VALE e da empresa Suzano do setor de papel e celulose. Já as empresas suecas participantes foram Saab AB e Saab Aeronáutica Montagens (SAM), em buscar de startups com potencial de aplicação nas áreas de aeronáutica e sustentabilidade. Apesar de atuarem em diferentes setores da indústria, todas possuíam o mesmo objetivo: encontrar soluções inovadoras para suas necessidades e desafios tecnológicos.
Em setembro, com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), startups brasileiras passaram por sessões de matchmaking com as gigantes suecas e puderam apresentar suas tecnologias e modelos de negócio. “O Brazil Sweden Corporate Venture Initiative é uma grande iniciativa do CISB para apoiar o desenvolvimento de startups de alta tecnologia, promovendo a sinergia com grandes empresas”, diz Alexandre Barandier Barbosa, Engineering Manager da SAM. “Ver o empreendedorismo e o brilho no olhar desses jovens foi especial”, recorda.
A partir das sessões de matchmaking, quatro startups foram selecionadas pela Saab para ir à Suécia e aprofundar as discussões sobre a parceria e oportunidade de negócios. Torbjörn Kivist, Innovation Manager na Saab Aeronautics e um dos anfitriões das startups na Suécia, faz questão de destacar a organização da visita. “Foi muito bem planejado. Tivemos um dia inteiro com os startups e foi uma boa oportunidade para conhecê-los melhor. Minhas expectativas foram atendidas”.
As gigantes brasileiras, por sua vez, visitaram diferentes hubs de inovação na Suécia durante a Semana de Inovação Brasil-Suécia em setembro, a fim de encontrar startups que atendessem suas necessidades com novas soluções e competências. Com o apoio do Ignite Sweden e da agência de inovação da Suécia, Vinnova, 48 startups suecas foram selecionadas e envolvidas na iniciativa. Suzano realizou visitas e sessões de matchmaking em cidades como Linköping, Estocolmo, Malmö, Lund e Karlstad. Já a VALE, além de participar de alguns eventos sobre mineração da Semana de Inovação Brasil-Suécia, também visitou hubs e srtartups em Estocolmo, Malmö, Lund, Copenhagen e Gotemburgo.
A iniciativa foi tão assertiva que, de acordo com Gisele Fidelis, New Businesses da Suzano, já é possível colher alguns frutos. “Estamos nos associando a dois dos hubs visitados e em fase de assinatura de NDA (Non-Disclosure Agreement ou acordo de não divulgação) com algumas das startups para darmos continuidade às discussões iniciadas na Suécia”, adianta a executiva.
Alexandre Barbosa também confirmou que a Saab já caminha para um próximo nível com as startups brasileiras. “Estamos na fase de seleção final e análise técnica mais detalhada. Os resultados, ainda que preliminares nos levam a crer que as futuras parcerias entre as startups e a Saab serão frutíferas”, espera. Torbjörn Kivist completa dizendo que “em um caso em particular, foi possível encontrar um bom match”.
Devido aos resultados satisfatórios, o CISB já iniciou o planejamento da iniciativa para 2020, que acontecerá em novembro e fará parte das comemorações dos 10 anos da Instituição em maio de 2021.