Inteligência Artificial e Autonomia. Esse é o tema da nova Cátedra do programa do CISB em parceria com a Saab AB e a Linköping University, baseada na ampla e conceituada pesquisa do Professor Fredrik Heintz. O foco da Cátedra é estabelecer, fortalecer e aprofundar a colaboração com os principais pesquisadores e empresas brasileiras da área, conectando-os com a Suécia, um dos países mais inovadores do mundo.
“Existem muitos grupos bons que estão fazendo pesquisas interessantes e importantes. Estamos agora a explorar a forma de criar projectos conjuntos, tanto no domínio da investigação como do ensino. Queremos unir forças e aproveitar os pontos fortes da Suécia e do Brasil”, destaca o professor Heintz, que tem uma carreira de grande destaque. Além de lecionar, ele também é Diretor da Escola de Pós-Graduação do Wallenberg AI Autonomous Systems and Software Program (WASP), bem como presidente da Sociedade Sueca de IA e membro do Grupo de Especialistas de Alto Nível em Inteligência Artificial, nomeado pelo Conselho Europeu. Comissão, juntamente com muitas outras realizações.
Para estabelecer a Cátedra em IA e Autonomia, são necessárias diversas atividades de investigação, educação, networking e mobilidade. Para o professor Heintz, a perspectiva é “estabelecer conexões de pesquisa duradouras entre a Suécia e o Brasil, com pesquisadores indo regularmente em ambas as direções, combinados com publicações científicas conjuntas e estudantes de doutorado”.
“No âmbito dos programas de Cátedras do CISB, este é o mais amplo e com maior potencial de efeito na colaboração entre o Brasil e a Suécia”, afirma Alessandra Holmo, Diretora Geral da instituição. Acrescentando que “nas nossas cátedras anteriores centrámo-nos na Aeronáutica e esta é a primeira que se centra na Inteligência Artificial, que através da sua ampla gama pode impactar a Aeronáutica, as Cidades Inteligentes, as Ciências da Vida, entre muitas outras áreas”.