Viagem de startups brasileiras, organizada pelo Centro Sueco Brasileiro de Inovação, levou o Pix Force para um projeto de incentivo da gigante sueca ABB.
Em setembro de 2002, o CISB (Centro Sueco-Brasileiro de Inovação) organizou uma missão ainda mais inovadora do que as que costuma realizar. Em parceria com CNPq e Saab, e com apoio do Ignite Suécia, a missão teve como objetivo conectar startups brasileiras que tivessem soluções relacionadas à área de Inteligência Artificial com grandes empresas suecas.
Um dos participantes foi a Pix Force, startup gaúcha focada em inspeção visual e monitoramento de processos. Basicamente, suas soluções buscam automatizar a interpretação de imagens, sejam elas fotos ou vídeos. Os resultados gerados são mais precisos, rápidos e baratos, em comparação com a visão humana. Foi exatamente essa proposta que fascinou a ABB, gigante mundial na área de automação industrial.
A Pix Force foi convidada a participar do SynerLeap, projeto que oferece orientação, investimentos e acesso exclusivo às redes, clientes e tecnologia da ABB. “Acreditamos que o desenvolvimento de tecnologia disruptiva para melhorar a vida das pessoas, afastando-as de empregos perigosos e tediosos, é o principal fator para a escolha da Pix Force no projeto SynerLeap”, avalia Daniel Moura, CEO da empresa brasileira.
Continuidade
A Pix Force pretende ampliar seu relacionamento comercial com outras empresas que compõem a SynerLeap como próximo passo do projeto. “A ABB tem clientes de diversos setores e portes que possuem problemas que podemos resolver com nosso know-how”, explica Moura. Nesses processos, será ele, além de Renato Gomes, ambos fundadores da startup, quem comandará as atividades, mas a expectativa é incluir outros líderes no projeto em um futuro próximo.
Os planos são que o relacionamento com a Suécia seja ampliado e aprofundado. “Vamos submeter ao edital EUREKA e sabemos que isso só foi possível porque o CISB nos apresentou o RISE, um importante instituto de pesquisa da Suécia”, explica Moura, reforçando que a missão 2022 foi um divisor de águas na história da Pix Force.
No que diz respeito ao CISB, o planeamento de uma nova missão em 2023 já está em curso. O objetivo da instituição é dar continuidade e ampliar a conexão entre o ecossistema de inovação no Brasil e na Suécia. Casos como os da Pix Force, com sucesso comprovado, reforçam o andamento do trabalho realizado. “No ano passado, ao retornar da Missão, disse que o futuro reservava não apenas surpresas, mas boas certezas para todos os envolvidos neste projeto e ver esses resultados confirma nosso compromisso”, finaliza Alessandra Holmo, Diretora Geral do CISB.